Serviços
Videolaringoscopia
A videolaringoscopia é realizada no consultório médico com o paciente acordado. O exame consiste na visualização da laringe e pregas vocais com o auxílio de um telescópio rígido. Com o paciente sentado e de boca aberta, o médico introduz o aparelho na boca. Este aparelho ilumina e é capaz de captar a imagem através de uma câmera adaptada na ponta.
Videonasofibroscopia
A videonasofibroscopia é um exame realizado no consultório médico, sem necessidade de sedação. O aparelho é introduzido por uma das fossas nasais e, através de um cabo de fibra ótica, que ilumina, o médico é capaz de observar a cavidade nasal, a rinofaringe, a hipofaringe e a laringe. O endoscópio pode ser acoplado a uma câmera para transmissão da imagem em monitor.
Videolaringoestroboscopia
Tecnicamente, a videolaringoestroboscopia é realizada nos mesmos padrões de uma videolaringoscopia. A única diferença é a fonte de luz que ilumina a cavidade oral. Ao invés de uma luz contínua, a ótica é conectada a uma fonte de luz estroboscópica, que emite uma luz intermitente. O resultado visual é a produção de uma imagem em câmera lenta.
Audiometria
Na audiometria realizamos avaliação quantitativa e qualitativa da audição do paciente. Através desse exame é possível saber o quanto o paciente ouve, ou seja, é possível definir se a audição é normal, se tem perda auditiva e o grau da mesma, se for o caso. É possível ainda, em caso de perda auditiva, localizar a parte da orelha comprometida.
DIFICULDADES PARA OUVIR SÃO UM FATOR DE LIMITAÇÃO PARA O SER HUMANO
Se uma criança apresentar perda auditiva desde o nascimento e não for diagnosticada na idade correta, apresentará dificuldades não só para desenvolver a linguagem, mas também no desenvolvimento das demais habilidades relacionadas a ela, sejam elas educacionais, sociais e até mesmo emocionais.
Quando a perda auditiva ocorre na fase adulta as consequências também são muitas. A perda auditiva nesta fase tende a levar o paciente ao isolamento social, resultando em prejuízos tanto no seu trabalho quanto no ambiente familiar.
Para minimizar as consequências da perda auditiva é necessário que o paciente seja bem avaliado, tenha diagnóstico e encaminhamento adequados, para que tenha o menor prejuízo possível nas suas relações pessoais ou profissionais.
AVALIAÇÃO AUDITIVA
Com avanço da tecnologia, hoje é possível avaliar, com segurança, a audição de um paciente desde o nascimento até a mais avançada idade. Para isto, oferecemos o que há de mais moderno em equipamentos para avaliação auditiva, bem como profissionais qualificados.
AUDIOMETRIA
Na audiometria medimos a audição do paciente, tanto qualitativa quanto quantitativamente. Através desse exame é possível saber o quanto o paciente ouve, ou seja, é possível definir se a audição é normal, se tem perda auditiva e o grau da mesma. É possível ainda, em caso de perda auditiva, localizar a parte da orelha comprometida. Podemos saber também o percentual de compreensão que esse paciente apresenta para os sons da fala. Informação esta importante para a definição do uso ou não de aparelhos que ajudem a corrigir a perda apresentada.
Imitância Acústica
Através deste exame podemos avaliar como está o funcionamento das estruturas da orelha média, que vai desde o tímpano até a o início da parte interna da orelha. Infecções e perfurações de tímpano podem ser sugeridas através deste exame.
Emissões Otoacústicas (Teste da orelhinha)
Exame realizado obrigatoriamente em todo bebê rescém-nascido para rastreamento de alterações auditivas.
PEATE (BERA) - Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico
Tem a finalidade de avaliar a audição do paciente quando este não tem condições de responder à audiometria convencional. Muito utilizado na avaliação auditiva em bebês que falham no teste da orelhinha ou mesmo em adultos não cooperantes ao exame de audiometria. O PEATE é também muito importante na avaliação da integridade da via auditiva (Nervo Auditivo e Tronco Encefálico) nos casos de suspeita de tumores, lesões desmielinizantes (como Esclerose Múltipla) ou outras alterações neurológicas da via.
Avaliação do equilíbrio
O ouvido, além da função auditiva, é responsável também pelo equilíbrio. Alterações na área de equilíbrio são extremamente desconfortáveis, quando não incapacitantes.
Vecto-eletronistagmografia (VENG)
Exame realizado para identificar se há ou não comprometimento no sistema de equilíbrio, desde sua parte periférica, labirinto e nervo auditivo, até sua porção central no tronco encefálico e cerebelo. Com o exame de VENG é possível identificar o tipo de comprometimento apresentado pelo paciente, possibilitando a indicação do tratamento adequado, seja ele medicamentoso, terapia vestibular ou manobras de reposicionamento de cristais.