A Audição
A audição é de fundamental importância para que o indivíduo possa interagir e se relacionar com o ambiente em que vive. É através dela que ele recebe informações que o permitem não só desenvolver normalmente sua fala como também enriquecer seu conhecimento sobre o mundo que o cerca.
Dificuldades para ouvir são um fator de limitação para o ser humano
Se uma criança apresentar perda auditiva desde o nascimento e não for diagnosticada na idade correta, apresentará dificuldades não só para desenvolver a linguagem, mas também no desenvolvimento das demais habilidades relacionadas a ela, sejam elas educacionais, sociais e até mesmo emocionais.
Quando a perda auditiva ocorre na fase adulta as consequências também são muitas. A perda auditiva nesta fase tende a levar o paciente ao isolamento social, resultando em prejuízos tanto no seu trabalho quanto no ambiente familiar.
Para minimizar as consequências da perda auditiva é necessário que o paciente seja bem avaliado, tenha diagnóstico e encaminhamento adequados, para que tenha o menor prejuízo possível nas suas relações pessoais ou profissionais.
AVALIAÇÃO AUDITIVA
Com avanço da tecnologia, hoje é possível avaliar, com segurança, a audição de um paciente desde o nascimento até a mais avançada idade. Para isto, oferecemos o que há de mais moderno em equipamentos para avaliação auditiva, bem como profissionais qualificados.
AUDIOMETRIA
Na audiometria medimos a audição do paciente, tanto qualitativa quanto quantitativamente. Através desse exame é possível saber o quanto o paciente ouve, ou seja, é possível definir se a audição é normal, se tem perda auditiva e o grau da mesma. É possível ainda, em caso de perda auditiva, localizar a parte da orelha comprometida. Podemos saber também o percentual de compreensão que esse paciente apresenta para os sons da fala. Informação esta importante para a definição do uso ou não de aparelhos que ajudem a corrigir a perda apresentada.