Dicas


Obstrução nasal e suas consequências

A queixa de obstrução nasal é extremamente comum. Praticamente todas as pessoas já tiveram períodos em que as cavidades nasais estavam bloqueadas. Casos agudos provocam muito desconforto e os crônicos podem ter um alto impacto na qualidade de vida dos pacientes, além da chance de levar a sequelas irreversíveis. A principal causa de obstrução nasal aguda são as doenças inflamatórias.

Nos casos crônicos, a rinite alérgica é uma causa comum. Nos pacientes pediátricos, deve-se investigar hipertrofia de adenóide. Nos recém-nascidos é preciso descartar atresia de coanas. Rinossinusite crônica, especialmente quando associada a polipose nasal, é outra razão considerável de obstrução nasal prolongada. Dentre as alterações anatômicas, a mais frequente é o desvio do septo nasal.

Consequências da obstrução nasal:
* Diminuição da produtividade escolar;
* Redução da produtividade laboral;
* Dificuldades na alimentação;
* Alterações do sono;
* Alterações craniofaciais e dentárias;
* Repercussões no ouvido;
* Alteração na fala.

TODO PACIENTE COM OBSTRUÇÃO NASAL DEVE SER SUBMETIDO A UMA INVESTIGAÇÃO CLÍNICA PARA O DIAGNÓSTICO DO GRAU DE OBSTRUÇÃO, ETIOLOGIA, REPERCUSSÕES LOCAIS E SISTÊMICAS.

DICA: O USO DE LAVAGEM NASAL COM SOLUÇÃO SALINA ESTÁ INDICADO PARA O ALÍVIO SINTOMÁTICO DA OBSTRUÇÃO, LIMPEZA DAS SECREÇÕES E DIMINUIÇÃO DO RISCO DE COMPLICAÇÕES.